terça-feira, 10 de março de 2009

Oracle Open World - Primeiro Dia - 10/03/2009

Prezados colegas, agora são 23:40 da noite e tentarei em um último esforço de me manter com os olhos abertos contar o que presenciei no primeiro dia de evento do Oracle Open World 2009 - LA. Foram disponibilizadas algumas fotos do pavilhão de exposições e das sessões com palestrantes, que por sinal foram muito boas (assim que conseguir o material apresentado tentarei comentar sobre o que nos foi apresentado).

Para quem já esteve presente em algum dos Oracle Open Worlds (essa é a terceira edição aqui no Brasil) não tivemos nenhuma novidade em relação ao formato do evento, ou seja, demo grounds, stands de expositores, sessões com a alta cúpula da Oracle e seus parceiros e stands mais técnicos com vários palestrantes tanto da Oracle como de outras empresas de TI.

Falando mais especificamente sobre o dia de hoje, começamos ouvindo ninguem mais ninguem menos que Safra Catz, ou melhor dizendo, a presidente mundial da Oracle, que salientou a estratégia da empresa sobre consolidar o fornecimento de software e serviços com uma única empresa. Seguindo a manhã ouvimos mais sobre o posicionamento da Oracle ouvindo o responsável por telecomunicações da Oracle, Shaskar Golti (somente o primeiro de muitos indianos que com certeza conhecerei no evento) que também contou com a participação de João Cox, presidente da Claro, sobre o ainda potencial mercado de telecomunicações no Brasil.

Para finalizar os keynotes do dia contamos com uma palestra do Gerente Geral da América Latina da IBM, Rogério Oliveira, apresentando o novo conceito da IBM (que por sinal achei muito bom) que é o Smarter Planet, apresentando a estratégia e alguns casos de sucesso de onde foram e podem ser aplicados os avanças tecnológicos para melhorar a saúde e bem estar do planeta. Exemplos de sucesso como aproveitamento energético e questões urbanas como o trânsito na cidade foram usados como exemplos já implantados, vale muito a pena ir atrás para quem ainda não viu essa nova proposta da IBM.

Sessões Técnicas)

Desde o final da manhã até o fim do evento praticamente só ouvi as sessões técnicas, especificamente no track de Banco de Dados (para quem não sabe essa era uma pequena parte do evento, a Oracle já faz alguns anos que investe pesado em aquisições e reposicionamento da marca para atender todo o "stack" de soluções corporativas para diferentes mercados). As palestras que assisti foram:
  1. Lidando com a Virtualização: Como o Oracle Enterprise Manager Pode Acabar com Seus Pesadelos sobre Gerenciamento.
  2. Um Guia sobre Atualizações de Banco de Dados.
  3. SQL Performance Analyzer: Eliminação de Conjectura de SQL desempenho.
  4. Anatomia de Roubo de Dados: Como Ocorrem e como Proteger-se Contra eles.
  5. Oracle Advanced Compression: Jogue Fora Metade dos Seus Discos e Execute seu Banco de Dados Mais Rápido.
As palestras foram muito interessantes apesar do cansaço cada uma tinha duração de aproximadamente 45 minutos, e sem desmerecer nenhum palestrante conversei pessoalmente com dois deles que foram de extrema importância para mim: Ashish Ray e Paul Needham, cada um deles na sua área de atuação me esclareceram alguns conceitos interessantes sobre Advanced Compression dentro do Data Guard e sobre dúvidas de implementação do Defence-in-Depth (respectivamente). Tive o privilégio de conseguir o e-mail desses "papas" da Oracle e pretendo em breve encher a caixa-postal deles com dúvidas.

Para quem quiser saber detalhes de todas as sessões que aconteceram e ainda vão acontecer o link é:

Sessões do Oracle Open World LA 2009)

http://www21.cplan.com/cc223/content_catalog.jsp?ilc=223-1&ilg=portuguese&isort_sessions=&isort_demos=&isort_exhibitors=&is=yes&ip=%3C%2Fipresentations%3E&isort_sessions_type=&isort_exhibitors_type=&isort_demos_type=&search_sessions=yes&icriteria1=+&icriteria2=+&icriteria5=+&icriteria8=&icriteria9=+&icriteria6=&icriteria3=+&icriteria7=


Bom vou ficando por aqui, ainda tenho mais 2 dias de eventos e muita novidade deve vir por ai... Não tive nem tempo de comentar sobre os Demo Grounds que eu visitei e sobre os vídeos que fiz, mas prometo que amanhã tento passar mais detalhes de como foi o dia no Oracle Open World. (Visitem o evento, para quem quiser visitar os stands e demo grounds a entrada é R$ 80,00 e vale a pena).

Abraços e até!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário