terça-feira, 10 de março de 2009

Backup! ARGHH!!! Eu gostaria de ter feito.

Olá pessoal, hoje inicio minha vida de "blogueiro postador". Confesso que tudo isso é muito novo pra mim, portanto, tenham paciência, se não tiver, pode criticar, afinal de contas, elas serão bem vindas para mim e para o bem do blog.
Para o meu primeiro post, escolhi um assunto que por coincidência é o dos assuntos que mais tive contato na carreira (tudo bem que ela não é tão grande assim), estou falando de BACKUP.

Um belo dia ouvi de um amigo, no exato momento em que tentava planejar a melhor política de backup para a empresa em que trabalhávamos, a seguinte frase:

-"Existem 2 tipos de analistas. Os que fazem backup e os que gostariam de ter feito!"

Apesar de parecer uma piada, levo essa frase como uma lição a ser seguida pra sempre.

Backup é coisa séria, muitas vezes estamos falando de registros que contam a história financeira da empresa ou talvez de um banco de dados com todos os produtos, enfim cada empresa tem seu registro, são inúmeros os exemplos e cada um sabe muito bem qual a sua importância.

Importância que muitas vezes só é conhecida ou lembrada nos momentos de caos, somente quando a informação vital é perdida. Em muitos casos nesse ponto a informação não pode mais ser recuperada.

Isso torna-se um ciclo vicioso, pois a informação deve ser backupeada, mas não existe um investimento (e algumas vezes conhecimento) que garanta que o backup seja realizado e armazenado da maneira correta.

Quando for definir sua política de backup analise, a importância da informação, qual a quantidade de informação pode ser perdida (afinal de contas backup real-time, tem lá suas cifras $$$$), por quanto tempo ela deve ser guardada, qual a periodicidade que ela deve ser backupeada.

Tenham em mente que fenômenos naturais (chuva, furações, tsunamis, etc...) e até mesmo ataques terroristas, guerras civis, podem influenciar na vida do seu backup. Portanto considere também armazenar uma ou mais cópia(s) do seu backup, alguns kilômetros de distância. Existem normas técnicas, até mesmo da ISO que definem isso!

E por final faça testes periódicos de restore, afinal de contas ter o backup não significa ter o dados a qualquer momento.

Caso seu backup seja terceirizado, acompanhe de perto também. Acredite, já ouvi de vendedores dizerem:

-"Esse cliente contratou somente o backup, não contratou o restore!"

Enfim, para os que ainda não entenderam o recado, backup é coisa séria, todos os detalhes devem ser analisados, questionados e os recursos financeiros conciliados as necessidades, afinal de contas em tempos de crise, até backup é afetado.

Os próximos posts serão mais técnicos, esse foi mais conceitual, para quebrar o gelo também. Irei abordar algumas práticas de armazenamento, políticas, softwares utilizados no mercado (free e pago), entre outros.

Um abraço a todos! Tenho que correr, pois esse blog ainda está sem backup!!! rsrsr :-)

9 comentários:

  1. Parabenss,

    o blog esta super didático e muito bem escrito.

    Continue assim

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabens,

    mto bom o blog...... super didático ...... mto

    bem escritooo

    SORTE

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Achei meio Gay.... hehehehehhe

    Boa Sorte Vinicius!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal cara, parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Fala Pudim!!!!
    Show de bola!

    Boa sorte para o Ronaldo rs

    ResponderExcluir
  6. ai ai viu...
    namorada puxando o saco ... primo causando (como sempre) ... kkkkkk

    que tal um pouco de Java neste blog ?????
    uhauhauhahuh

    abraços vinão.

    ResponderExcluir
  7. puxa...se conselho fosse bom!!quer vender?hoje mesmo tivemos algumas perdas,eheh!mas, como educação não se preocupa com informação, bons tempos com a Operação Assistida!!Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Olá Mona!!!
    Por enquanto não vamos vender conselhos, no futuro vamos vender soluções, os conselhos farão parte do pacote.
    Verdade bons tempos! Será que foi lá onde tudo isso começou?!?!
    Obrigado pela visita e continue acompanhando ;-)

    ResponderExcluir