INTRODUÇÃO
O Bacula (http://www.bacula.org) é uma ferramenta modular, ou seja, seus componentes podem ser instalados separadamente o que na minha opinião é a principal característica desta ferramenta, pois facilita na administração, escalabilidade e monitoração.
Outro ponto interessante é a facilidade de instalação. Com apenas 3 arquivos de configuração é possível colocar a ferramenta no ar.
- O Bacula Director, responsável pelos Jobs de Backup, Filesets (estrutura de arquivos e diretórios que serão backupeados), Storages, Catálogo de Dados e Schedules, como podemos ver é a partir deste arquivo que as coisas começam a funcionar.
- O Bacula FileDaemon faz a interface com o Client que será backupeado, informa o que deve ou não ser backupeado.
- O Bacula Storage Daemon onde os Storages e/ou unidades de fita são configurados para armazenamento dos dados.
Muitas das características encontradas em ferramentas do tipo BackupExec e AcrserveIT, podem ser encontradas também no Bacula.
• Estrutura cliente / servidor;
• Licença GPL (sem custos com licenciamento)
• Disponibilidade para Servidores Windows, Linux e plataforma MAC;
• Possibilidade de execução de scripts pré e pós backup/restore;
• Ferramentas de administração via console ou interface GUI;
• Envio de mensagens de logs para backup/restore via email.
A operação do Bacula ocorre através do utilitário "bconsole" onde é possível visualizar os jobs de backup, storages e agendamentos e muito mais em um bom nível de detalhamento.
Para quem pensa em adquirir uma ferramenta de backup proprietária vale a pena pensar antes de gastar e pelo menos realizar um teste com o Bacula, pois não custa nada mesmo, certo?
Bom, acho que deu para ter uma idéia superficial da ferramenta e principalmente parar alguns minutos para pensar um pouco em backup. Aliás, recomendo a visita a este site (http://www.taobackup.com/) antes de sair instalando qualquer ferramenta de backup por aí.