quinta-feira, 26 de março de 2009

Árvore de diretórios do Linux - FHS

FHS (Filesystem Hierarchy Standard) é um tema que muita gente não conhece. Bom, até aí não vejo problema algum, porém, fico pensando como algumas pessoas conseguem trabalhar sem antes conhecer a estrutura de diretórios de um sistema operacional.

O FHS é uma referência para desenvolvedores, administradores, enfim, para quem se interessar pelo assunto. Para trabalhar com qualquer ambiente, antes de mais nada precisamos saber como ele funciona, isto é básico para qualquer pessoa que trabalha com tecnologia.

Um ponto importante sobre este assunto. Particionamento do sistema que está sendo instalado. Devemos nos preocupar em particionar um sistema operacional para que ele possa ter: desempenho, segurança e redundância. A escolha do filesystem ideal, utilizar RAID e LVM, restrições de acesso a um determinado volume, tudo isto deve ser planejado antes de instalarmos qualquer sistema operacional.

Alguns exemplos da estrutura proposta pelo FHS:

  • /etc - arquivos de configuração do sistema operacional e demais pacotes instalados
  • /dev - diretório de dispositivos
  • /opt - utiizado para instalação de softwares de terceiros
  • /usr - contém comandos e aplicativos que são instalados

Vocês podem obter mais informações através do site: http://www.pathname.com/fhs/.

Dica: Faça o download do arquivo pdf, versão 2.3 (ah, mas é chato ficar lendo isto...) eu sei, mas quem já não ouviu falar em bash?

abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário